eSocial - Alertas

Admissões


—  A contratação de novo trabalhador deve ser precedida da QUALIFICAÇÃO CADASTRAL, (verificação dos nº PIS, CPF, Nome e Data de Nascimento) através do link CONSULTA QUALIFICAÇÃO CADASTRAL;

—  É obrigatório a apresentação de todos os documentos pessoais no ato da contratação, com pelo menos TRÊS dias úteis anteriores a admissão do trabalhador;

—  O empregado já deverá ter feito o Exame Médico Admissional;

—  Não será mais possível realizarmos admissões com data retroativa;

—  Atenção a todos os dados imputados no sistema, pois o arquivo que será enviado ao e-Social é gerado no momento que se grava a admissão;

—  Se no momento da admissão o sistema da PMRH não encontrar alguma tabela (cargo, horário, etc...), NÃO CADASTRAR com informação incorreta, entrar em contato com a PMRH para criação de uma nova tabela.

 

Alterações Cadastrais


—  Serão registradas todas as alterações de dados cadastrais do trabalhador, tais como: documentação pessoal, endereço, escolaridade, estado civil, contato, dependentes para IRRF, etc.

—  Alguns documentos passam a ser obrigatórios, como:

a.      Cédula de Identidade: número – estado emissor – data de emissão

b.      CNH para motoristas: número – data de emissão/validade   órgão/estado emissor – data de emissão;

c.       CPF e data de nascimento para todos os dependentes para fins de IRRF, inclusive Pais se forem dependentes para fins de assist. Médica;

d.      Endereço completo;

e.      Entre outros já previstos na legislação.

 

Afastamentos (Atestado Médico)


—  Deverão ser informados todos os afastamentos temporários dos trabalhadores  por qualquer dos motivos previstos na norma, bem como eventuais alterações, prorrogações e retorno.

      Exemplos:

—  Afastamentos com atestado médico a partir de 03 (três) dias deverão ser informados no eSocial.

—  Licença-maternidade (eSocial dia 7) e acidente de trabalho, devem ser informados de imediato.

—  Gozo de férias

—  Licença não Remunerada;

—  Serviço Militar

—  Os trabalhadores afastados por mais de 30 dias por doença, acidente de trabalho ou parto, deverão fazer obrigatoriamente o exame médico de retorno de afastamento, no primeiro dia destinado ao trabalho.

—  Encaminhar os atestados médicos de IMEDIATO.

 

Desligamentos


—  Pedidos de Demissão devem ser informados no mesmo dia.

—  Não existe mais a figura do AVISO PRÉVIO RETROATIVO, ou seja, se o trabalhador for dispensado ou solicitar demissão, com aviso prévio a cumprir, a data de início deve corresponder aquela efetivamente pretendida;

—  Não existe a figura de “Rescisão Complementar” no eSocial, salvo para pagamento de diferença de Data Base e PLR. Assim eventuais pagamentos relativos a diferenças, como: Horas Extras, comissões,..., haverá imputação de multas e juros.

—  Término de Contrato de Experiência: devem ser informados 1 (um) dia antes.

—  Nas dispensas (Aviso Prévio dado pelo Empregador), devem ser verificados os casos de estabilidade com  antecedência, para depois efetivar o comunicado de dispensa.

—  Realizar os exame médico demissional.

 

Serviço de Medicina e Segurança do Trabalho


—  As empresas devem certificar-se juntos aos prestadores de serviços das referidas áreas sobre o cumprimento das obrigações relativas ao eSocial, notadamente as que se referem aos levantamentos, programas e transmissão ao eSocial dos arquivos relacionados as serviços prestados.

 

Banco de Horas


As horas extras realizadas e/ou compensadas através do banco de horas, serão informadas ao eSocial através dos códigos 9950 e 9951 da Tabela 3 – Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento, como segue:

Código Nome da Natureza da Rubrica Descrição da Natureza da Rubrica
9950 Horas extraordinárias – Banco de horas Quantidade (em número decimal com dois dígitos) de horas extraordinárias incorporadas ao banco de horas.
9951 Horas compensadas – Banco de horas Quantidade (em número decimal com dois dígitos) de horas compensadas no banco de horas.

 

Recomendamos manter controle efetivo sobre a realização de horas extras, pois o eSocial certamente realizará cruzamento de informações sobre este procedimento.